Saturday, August 04, 2007

Ode ao mundo Real

Internet é uma palavra polissêmica.
Não sei se já nasceu, ou se tornou....no meu caso, se tornou.
Ferramenta designada para múltiplas funções....para mim, ferramenta de pesquisa e estudos, inicialmente.
Com um computador próprio em mãos, aprendi a utiliza-la de outras formas....jogar, entreter; pesquisar, me informar sobre o que eu gosto e, o que soa fantástico, conhecer novas pessoas...

Enfim...ao passar dos anos, o computador ganhou espaço na minha vida: é a ele a quem eu recorro nos momentos de ócio, quando quero me distrair com algo e até amigos vituais...

O que me fez criar esse post foram as minhas experiências com essa ferramenta....mas não de forma geral, especificamente o meio sócio-virtual.

No final de 2005, 1/12/05 especificamente, encontrei uma comunidade do orkut que marcaria uma fase de minha vida....com pontos positivos e negativos, não pude mensurar ainda quais os efeitos de cada ponto, se foi proveitoso ou não....foi uma experiência.

Mais de um ano...deu pra estudar, vivenciar o comportamento de pessoas na internet, e confesso que, ao fazer o balanceamento do que presenciei nesse tempo, me decepcionei.

Quando ingressei a comunidade, vi um ambiente fantasioso, parecia tudo ótimo (e realmente, de um ponto de vista, era!)....um grupo de pessoas amigas, que discutiam assuntos diversos variados.Um clima de "fraternidade".....realmente, utopia!

No mundo virtual, podemos moldar nossa personalidade.
Podemos parecer inteligentes, maduros, bem resolvidos, ocultar defeitos...a timidez, por exemplo.
Podemos criar uma imagem falsa sobre uma pessoa.

Fiz uma série de amizades nesse período...e o que pude perceber foi a busca por novas amizades, busca por um lugar para discutir assuntos diversos, como uma densa neblina sobre as reais intenções de cada um no mundo virtual..

Muitos adultos....os "encalhados", carentes....todos buscando resoluções em sua vida amorosa.
Chegamos ao ponto assustador de ver de homens de idade, carentes, atirando para todos os lados...em cima de mocinhas, moças e senhoritas.
Mulheres caçadoras...
Casamentos, troca-troca virtual, fofocas internas....chega, aos mais tapados ou mais inocentes (eu, pro exemplo), como um susto......não era uma comunidade de amizades?
Por que tanto relacionamento assim?
Por que vemos menos discussões e mais tópicos dedicados a alguém ou a falar de si mesmo?
Por que vemos tópicos, todo dia, como "oi", "boa tarde" ou "boa noite"?

Comunidade de filosofia virou antro de carentes...

Enfim...falei muito, mas onde eu quero chegar é: É normal levar a vida virtual desse jeito?
As pessoas normais estão no mundo real?
Assim como as mais fúteis?!
Vida social é importante?
São questionamentos que rondam minha cabeça....
Estou estudando a definição de nerd.....nunca se aplicou a mim, mas será que eu me encaixo no perfil, de uma forma ou de outra?

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não, definitvamente não é normal e muito menos saudável, apesar de muito freqüente. Na verdade, é deprimente. Que bom que vc teve a lucidez de enxergar isso por si só.

3:34 PM  
Blogger Carol said...

Lembras que tu me convidou prá adentrar nessa comu?

Eu tb adorava ficar tecendo comentários, encontrando pessoas que podiam questionar, com o passar do tempo, ou as pessoas que chegaram, vi que tirando algumas pessoas que levam a sério a idéia em sí, o resto...sim o resto, é tudo uma merda só!!!

Me afastei da net, por outros motivos, tenho limitado o meu tempo, entro e converso com os amigos - amigos mesmo -, troco comentários, e descubro cada vez que olho a comu, que como dizes, a carência é maior do que a guerra, todo mundo atirando prá todos os lados, conversas vulgares, hipócritas, to cansada de ver o baixo nível que se instala, to cansada de blá blá blá...

Disso tudo, tenho o maior orgulho, pq a net nos tornou amigos, e mantemos a amizade até hj, já faz um loooonnnngo tempo né, mas que a gente nunca se perca pelos pixels da vida...

Te gosto muito!!!

7:15 AM  

Post a Comment

<< Home