Futilidade juvenil
Uma coisa que tem me "preocupado", assustado, é o descaso das novas gerações quanto ao conhecimento, cultura....lembro de ouvir meus pais falando que leram muitos livros, clássicos da literatura, além de estudarem o dia todo, na minha idade.
Dizem que se estudava mais antigamente, e acho bem possível.
Houve uma ocasião em que perguntei a minha mãe se não havia video-game na época dela...isso me fez refletir um pouco....o ócio, falta do que fazer, poderia levar a mais horas de estudos, não?
Os video-games, computadores, eletrônicos tentam, viciam crianças a passar horas utilizando esses equipamentos, ao invés de desenvolverem alguma atividade intelectual, fora da escola.
Paralelamente, a internet, que deveria ser usado como ferramenta de estudos, é utilizada para outros fins, relativos a diversão (não digo que não seja usada como fonte de estudo, mas é usada, geralmente, em pesquisas para trabalhos na escola, difícilmente por interesse próprio).
Tem uma música do Bad Religion ( excelente banda, na minha opinião) que se trata justamente deste assunto, cujo refrão fica em minha memória e me fez refletir, sobre esse assunto, diversas vezes.
"See Im a 21st century digital boy,
I dont know how to read but Ive got a lot of toys,
My daddys a lazy middle class intellectual,
My mommys on valium, so ineffectual"
O assunto pode parecer bem clichê....mas é um fato.
O que vejo, realidade, são jovens que estão mais preocupados com a "balada", show de fulano, com o tênis da moda, com a marca da chuteira, dentre outras futilidades, do que com o conhecimento.....a própria sociedade, massa, criou estereótipos, denominações para quem o faz...os "nerds", mal vistos pela sociedade....esquisito, não?
Chegamos ao ponto de que o que é bom, legal, é o ser ignorante, desinibido, que conversa sobre futilidades e imita as modas...
A culpa está em quem? Nos pais? Na meio?
Na minha opinião, está no senso comum, na falta de senso crítico.
Esse post não ficou bom...não tirei alguma hora para organizar meus pensamentos antes de escrever.....nem me preocupei bem com a estrutura, mas a menssagem está aí.
Dizem que se estudava mais antigamente, e acho bem possível.
Houve uma ocasião em que perguntei a minha mãe se não havia video-game na época dela...isso me fez refletir um pouco....o ócio, falta do que fazer, poderia levar a mais horas de estudos, não?
Os video-games, computadores, eletrônicos tentam, viciam crianças a passar horas utilizando esses equipamentos, ao invés de desenvolverem alguma atividade intelectual, fora da escola.
Paralelamente, a internet, que deveria ser usado como ferramenta de estudos, é utilizada para outros fins, relativos a diversão (não digo que não seja usada como fonte de estudo, mas é usada, geralmente, em pesquisas para trabalhos na escola, difícilmente por interesse próprio).
Tem uma música do Bad Religion ( excelente banda, na minha opinião) que se trata justamente deste assunto, cujo refrão fica em minha memória e me fez refletir, sobre esse assunto, diversas vezes.
"See Im a 21st century digital boy,
I dont know how to read but Ive got a lot of toys,
My daddys a lazy middle class intellectual,
My mommys on valium, so ineffectual"
O assunto pode parecer bem clichê....mas é um fato.
O que vejo, realidade, são jovens que estão mais preocupados com a "balada", show de fulano, com o tênis da moda, com a marca da chuteira, dentre outras futilidades, do que com o conhecimento.....a própria sociedade, massa, criou estereótipos, denominações para quem o faz...os "nerds", mal vistos pela sociedade....esquisito, não?
Chegamos ao ponto de que o que é bom, legal, é o ser ignorante, desinibido, que conversa sobre futilidades e imita as modas...
A culpa está em quem? Nos pais? Na meio?
Na minha opinião, está no senso comum, na falta de senso crítico.
Esse post não ficou bom...não tirei alguma hora para organizar meus pensamentos antes de escrever.....nem me preocupei bem com a estrutura, mas a menssagem está aí.

1 Comments:
Devemos tudo isso ao modismo/consumismo. As pessoas não tem tempo de ler ou aprender, apenas gastar, gastar e ser escravo do que a mídia impõe.
Na minha casa, meu pai sempre leu muito, adquiri o gosto pelos livros e tenho até hj, ler abre horizontes, não vou a shop, não uso o que me impõem, sou livre prá escolher o que eu quiser, não o que tentam me rotular...
Fico assustada, diante do que a Tv te propõe, não somos iguais aos americanos, e no entanto o povo - dito mais periferia - curte se vestir igual, prá quê, se nem a língua nativa falam direito, imagina o inglês...
É melhor ser burro e tá na moda, do que culto e fora dela.
Post a Comment
<< Home