Thursday, August 16, 2007

O Pseudo-Intelectual Brasileiro

Uma coisa que vinha, há tempos, inerte, em minha mente..e que voltei a pensar sobre, é o estereótipo do pseudo-intelectual brasileiro.

Eles estão por toda parte...hoje, vivemos numa sociedade que preza por aquele ideal em volta da beleza, do poder aquisitivo...status! E, finalmente, a inteligência.
Esta última, pode adquirir diversos significados e intepretações....nos deparamos com diferentes tipos de interpretações diariamente....como, fulano falar que alguém é inteligente porque passou num concurso, e você não concordar, pois alguém é muito limitado de raciocínio.

Mas voltemos ao assunto que importa...a "necessidade" de ser alguém culto, com status, dentro da sociedade, faz com que as pessoas busquem formas de transmitir a imagem de uma pessoa inteligente, com cultura...o que impressiona as demais.

Difundidos na classe média, podemos citar o clássico sujeito do ser que diz ler Paulo Coelho....na roda de amigos, faz que estão de dizer que comprou tal livro, faz um comentário sobre o livro e tal....(comentários sempre elogiosos). Paulo Coelho tem se tornado até o símbolo, do pseudo-intelectualismo na literatura, na minha visão.
Infelizmente, não posso levantar dados de quantos "leitores" acabam o livro...e quantos entendem algo...mas uma coisa eu tenho certeza, a maior parte não lê pelo assunto, em si, ou por achar legal....lê pela moda, para apartentar cult..para comentar com os amigos que leu o livro do Paulo Coelho!

Outra...é engraçado, principalmente em adultos, como alguns fazem questão de comentar sobre algumas bandas do rock, pop moderno....como músicas voltadas ao público adolescente, e fazem comentários do tipo "ahh eu ouvia essas boy bands, você acredita? não sei como mudei para o Chico"....
Outro exemplo, que com certeza você já presenciou mais de uma vez....
Por que tem pessoas que se orgulham, ou fazem questão de falar que gosta do "Chico" (Chico mesmo, se referem como alguém íntimo.. rs) ?
Chico Buarque é um exemplo bem comum.
Mas tem outro, dentro da musica...costumamos ouvir aqueles caras que acham o máximo falar "Toca Raul!!!!!"
Nada contra o gosto desses...mas por que não ouvimos alguém dizer "Toca babado", "Toca Ivete"?
Acho que já deu para pegar a ideía...é isso que queria citar.

Momentaneamente, o pseudo-intelectual brasileiro:

-Diz gostar de Paulo Coelho, Niti (exemplo clássico)
-Diz gostar de algum exemplo cult da mpb... Chico Buarque, Gilberto Gil, Raul Seixas

Por enquanto é isso....depois escrevo mais!

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Ah LF, eu gosto do Chico e do Raulzito, então sou pseudo?
Magoei, agora.

5:58 AM  
Blogger lfvalle said...

A vida não é justa com todos.

10:00 AM  

Post a Comment

<< Home