Wednesday, August 19, 2009

Achados...

Hoje estava a procura de um dvd...e, não sei o por que, abri uma gaveta que nunca havia aberto antes. Lá estava o significativo livro de redação da quinta série. Há muitas lembranças ali, mas o que cabe comentar nesse post é uma página que encontrei, de anotações provavelmente feitas no final de 2007....época que eu vinha para este apartamento pensar na vida.

Achei conveniente registra-las aqui. Segue, na íntegra, as anotações:

==

Da próxima vez que te amolarem, vá em frente e diga o que pensa.

O coração não se julga pelo quanto você ama, mas pelo quanto você é amado pelos outros.

Não há lugar melhor do que a nossa casa.

O homem sábio sabe obter o máximo de prazer possível, numa atividade....sem, nunca, chegar ao fastio! O que não é prazer mais.

Temperança -> Senhor de nossos prazeres, ao invés de escravos.

Como ser satisfeito, se nossos desejos não tem limites?

A insensibilidade é um defeito.

==

Tuesday, August 11, 2009

O poder do inconsciente

"Só temos consciência de 20 mil bits processados por segundo...porém, processamos ainda 400 bilhões de bits por segundo em nível não consciente". Ouvi essa informação na aula da Ursula e, num lapso de segundo, muitas questões se esclareceram.

Claro que minhas idéias ainda não estão perfeitamente ordenadas, ainda mais se forem levadas em conta as informações passadas na última aula de Comportamento do Consumidor, o que deixarei de fora.

Essa informação me remete à essência da Comunicação Social. Trabalhar a linguagem, técnicas de persuasão, expressão corporal, etc. atua diretamente no inconsciente do receptor (não estou falando de mensagens subliminares).

Se formos parar pra pensar que praticamente tudo que fazemos é automático (ex: não refletimos sobre como pegar num lápis), concluiremos que realmente o inconsciente exerce forte influência sobre nós.

Tudo isso explica o porquê de elaborarmos (pré)conceitos de modo tão rápido, como lemos a linguagem corporal de uma pessoa involuntariamente e, ainda nesse âmbito, como é difícil mentir sem ser descoberto. Isso explica porque a autenticidade é tão valorizada na nossa sociedade, mesmo sendo difícil descreve-la.

Nesse estágio, não há muito o que pensar. A sabedoria popular, "A verdade vem a cavalo" e "Seja você mesmo", parece fazer todo o sentido.
Resquícios do semestre passado me parecem superados.

Está na hora de estabelecer bases e fazer com que esse semestre seja proveitoso.
Ontem (10/8) começou o alemão e, fico feliz em dizer, finalmente voltei a sentir prazer ao ir pra lá. Essa turma é bem melhor que as anteriores e a professora é ótima.

Outro ponto é que estou vivendo a metade da minha graduação....sentirei falta desses dias.

Tuesday, August 04, 2009

04/08/2009

Casa da Dinda, Laíde, foi onde começou meu fim de semana.
É um lugar que me leva a uma angustiante reflexão sobre se sei viver/aproveitar a vida. O tipo de festa que não se tem nada a fazer a não ser conversar numa sala com parte da família do Matheus, embriagados, como de costume.
Apesar de nós 4 estarmos lá, não é uma situação agradável, não há privacidade para se conversar o que conversamos nomalmente e, consequentemente, debatemos os assuntos em pauta: futebol brasileiro, histórias da família e outras coisas que não me lembro.
É uma situação em que nós 4 ficamos quase sem assunto e sinceramente não consigo me adaptar à conversa....daí não sei se é problema meu ou a conversa que é chata mesmo.
Tendo o agravante de crianças gritando o tempo todo nos quartos e o fato do Matheus beber e ficar chato também.

Sábado fui à Semana da arte moderna com a Luísa. Foi rápido, mas eu gostei. Ao término, fomos à quermesse que está tendo no templo budista, conheci duas novas amigas dela e conversei com o Rafa. Por último, lanchamos no café contemporâneo e voltamos para casa.

Domingo....nada de relevante.

Segunda-feira foi um dia especial, aniversário da tia. Completou 82 anos. O que me impressionou foi a família, o esforço pra fazer um almoço pra ela, uma supresa. Gostei muito. Ainda mais porque ganhei o primeiro pedaço do bolo. Aí há outra questão.....a tia me dá tanto valor e, apesar de tentar retribuir, eu acho que não mereço.

Nada além de um relatório desses dias....quando estiver com a cabeça mlehor, acho que terei uma visão melhor do que vem acontecendo a minha volta.