Monday, October 20, 2008

18/10/2008

Domingo. 22:16. Foi um domingo entediante. Fiquei com a impressão de não ter aproveitado o tempo, que podia ter estudado, lido algo enriquecedor (isso já está virando paranóia) e de não ter aproveitado os momentos bons. Tudo está relacionado à forma com que se vê a vida, a minha está embaçada por "ilusão amorosa" ou até carência, problema que é superável.

Comentando o lado postivo (do meu fim-de semana), sexta fui ao jogo Gama x Avaí. perdemos de 3x0, mas foi uma ocasião especial por 2 motivos: 1ª vez que fui a um estádio sozinho e fiz dois amigos lá (tudo bem que não sei se vingarão amizades de fato, mas me prova que é possível conhecer gente nova e até fazer amigos, sozinho numa ocasião como essa, basta conversar. Sintonizar com as pessoas).

Sábado teve seu lado especial também, me senti como um "homem" ao vestir roupas novas, tomar café na padaria e ir pra aula. À noite, assisti "Os outros" e pude ver o quão boa atriz é a Nicole Kidman, E o filme é genial.
Só hoje que foi ruim mesmo, apesar de ter lido sobre a Revolução Francesa.

Enfim, nada de especial ou legal neste post, é mais um relato. A lição mais importante que tirei desses dias (e espero aplica-la no futuro) é acabar com essa paranóia de tempo perdido, devo aproveitar o momento presente, na condição que estiver, tentando enxergar o lado bom do momento e tentando sempre inovar. Ser paciente. O desânimo é fruto de paranóias.


Thursday, October 16, 2008

16/10/2008

Quinta-feira, 22:01. Difícil definir esses dias. Talvez lições de vida estejam se desenrolando pra mim. Notei o quão importante manter a cabeça no lugar, evitar pensamentos neuróticos, não levar a vida tão a sério, são importantes para o bom funcionamento do cérebro e controle emocional.

O único obstáculo que atrapalha significantemente minha vida é o sono. Meu dia, intelectualmente dizendo, não rende após o meio-dia, sinto sono pra qualquer atividade mental. Portanto, pretendo estudar a noite, semestre que vem, e, talvez, arranjar um estágio de tarde.

O tempo está passando cada vez mais rpido. Observo cada vez mais mudanças, em relação aos meus amigos e minha família. Quando eu era menor e me perguntava como seria o futuro, pois bem, estou vivendo esse "futuro".
E posso dizer, hoje (diferentemente, de uns anos atrás), que estou orgulhoso do que me tornei.
Claro, muito do que eu imaginei, não aconteceu. O inesperado aconteceu. Essa é a graça da vida. Espero continuar progredindo, no meu caminho, estabelecendo e fortificando vias, para que o "futuro" de amanhã, seja ainda melhor.

Monday, October 13, 2008

13/10/2008 (não leia, nada de interessante)

Hello, segunda-feira, 21:30. Estou cansado, talvez deva instituir uma disciplina quanto ao horário de dormir. Mas a rotina, cheia de atividades, contribui. Esse fim-de-semana, eu fui ao teatro, boliche, pizzaria e shopping. Além disso, vem muito trabalho da faculdade pela frente.
O que há por trás disso tudo, é um processo de maturação mental, ainda com choques de idéias e descontroles emocionais intemitentes.
Em outras palavras, é uma fase confusa, de maturidade e busca de equilíbrio pessoal. A vertente amizade está bem consolidada, a família está okay e os estudos vão dentro do planejado. O que pesa é mulher. Falta uma companheira, na minha vida, que me compreenda, me queira e que possa construir algo rico e verdadeiro comigo. Uma moça bonita, sorridente, com boas idéias e disposição. A barreira é conhecer essa pessoa e dar certo.
A impressão que tenho (e sei bem que isso pode ser ilusório) é que uma mulher poderia trazer perfeito equilíbrio pra mim.
Outro ponto que não gostaria de comentar (mas quero registrar) é que notei, esses dias, meu lado reprovável e natural (tendência humana) de avaliar, valorar muito a beleza. Não me sentiria confortável com uma moça que eu não achasse bonita, teria vergonha de apresentar pra família (futilidade) e não melhoraria minha estima. Esse é justamente o lado mais imaturo da minha personalidade, esse embutido cultural, envolto de sentimentalismo e egoísmo. Não que eu ficasse com uma moça fútil ou burra, jamais.

Como superar isso? Não sei. Talvez com vergonha na cara e apanhando da vida. Mas atração sexual é determinante no instinto humano. Assim como o homem tende a buscar prestígio, status, preso às futilidades culturalmente impostas.

Boliche, domingo (12/10) dia das crianças:


Pizzaria, Benedetto, após "Melhores do Mundo":

Wednesday, October 08, 2008

08/10/2008

20:42. Hoje foi um dia comum, com apenas um fato interessante: fui à uma exposição fotográfica de passagens e situações do Parlamento Europeu, na embaixada de Portugal. O resto do dia não teve grande relevância.

Ao chegarmos na embaixada, o porteiro (legítimo português) nos perguntou, qual o nosso propósito de estar lá. Respondi que gostaria de ver a exposição e nossa entrada foi liberada. O interior da sala era um lugar bonito, exalava classe e tranquilidade. Ali estava um exemplo de cultura, arte e jornalismo.
Mas a sala estava vazia, e assim ficou durante o tempo de nossa visita (aproximadamente meia hora). A sensação, naquele lugar deserto, é de que ninguém teria visitado aquilo. Talvez por desinteresse ou por falta de divulgação. Fico com os dois.

Sem entrar no âmbito de comentar o conteúdo das imagens, uma questão que gostaria de comentar é o por que de exposições culturais tem pouco reconhecimento no Brasil. Posso estar sendo injusto, pois há um crescimento da classe intelectual. Mas esse tipo de evento deveria estar mais difuso no gosto popular. Não me aprofundarei aqui, teria de comentar sociedade e cultura brasileira.

A essência, dessa simples postagem, é questionar o que você tem feito pelo seu lado intelectual. Também, deixar a mensagem de que uma visita a uma simples mostra fotográfica (ou a eventos semelhantes), podem ser prazerosas, fazer bem bem à alma e variar sua rotina.






1- Sala destinada a eventos culturais, da embaixada portuguesa (Instituto Camões)
2- Exposição Fotográfica
3-Estátua de embarcação portuguesa

Tuesday, October 07, 2008

07/10/2008

Terça-feira, 22h. Daqui a pouco começa Casseta & Planeta, programa simples, bobo, que desperta a minha admiração. Mas nada disso vem a ser o foco dessa postagem.

Hoje foi um dia repleto de atividades, rotineiras. Ceub, auto-escola, alemão e academia. Marcar a minha "volta" à corrida (corri 3.9 km, hoje) seria o fato mais importante do dia, ou talvez o SS na temida prova do Paniago, ou até o aniversário do Rafael. Mas não, o que "ofuscou", marcou este dia, foi uma conversa que tive de manhã cedo.

Rafaela é uma colega minha. Diferente, pois ela pe a única pessoa, dos meus contatos diários, que é totalmente engajada em um movimento religioso, podendo, sob certa perspectiva, ser chamada de fanática. Pois bem, há muito o que se aprender com uma pessoa dessas, independentemente do seu credo (sou agnóstico). Ela é uma pessoa alegre, comunicativa, transmitindo uma atmosfera de bem estar. Isso, com certeza está relacionado à forma com que ela enxerga a vida, uma vez que ela diz viver para Deus (considera-se uma missionária, "serva" de Deus.

Conversamos por 1 hora. Pude conhecer e, até certo ponto, enxergar a vida de uma pessoa que a encara dessa forma: seguindo o evangelho (é uma forma de conhecimento) e frequentando movimentos ecumênicos. Ela é uma pessoa de boa alma e faz o que acredita ser melhor (e, fora da esfera religiosa, como cidadã, este comportamento é ideal). É justamente essa vertente que faz meu respeito a esses movimentos crescer, a a admiração pelas boas personalidades ali presentes (claro, peneirando os hipócritas). Pretendo ainda conhecer mais pessoas e grupos dessa natureza, não com intuito de seguir alguma religião, mas pela riqueza que este tipo de contato pode trazer à sua alma, à sua mente e talvez e talvez até amigos pra vida.

Numa síntese, a conversa me fez lembrar duas máximas: " a verdadeira riqueza está no coração" e "Com amor, você resolve tudo". Ambas são de minha autoria. Quanto à segunda, gostaria de comentar que "tudo" se refere não apenas a problemas, à forma de se encarar a vida, como um todo.
Por fim, gostaria de fazer uma citação (que, após um tempo, passei a discordar, mas sem muita convicção) do filme "O mágico de Oz": "O coração não se mede tanto que se ama, mas pelo quanto que se é amado".

06/10/2008

22h da noite. Foi um dia cansativo, em 1º lugar porque dormi tarde e depois, pela lista de atividades. Tive faculdade de manhã, aula dupla da auto-escola (fui para o trânsito pela primeira vez), fui à entrevida de emprego ( na volta, uma caminhada de 3 km) e avaliação física na academia.

Estou bombardeado de compromissos, informações e influências.
Muitas responsabilidades e sonhos de crescer na vida, paralelo a um próprio momento de maturação corporal. Tenho tentado investir na minha formação intelectual, não apenas nos termos acadêmicos, mas pessoais. Infelizmente, não tenho arranjado tempo e disposição para a ler tantos jornais, livros e revistas, quanto eu gostaria. Também sinto que deveria estar aprendendo, estudando mais alemão.

Quanto a curtir a vida, vivo uma contradição: aprendi a dar valor às coisas simples da vida e evitar o stress, mas não em casa. Falta-me criatividade para criar novas formas de entretenimento, disposição para a leitura e atividades intelectuais. Só tenho tido disposição para ver friends e dormir (ultimamente, nem isso).
A depressão ou lapsos depressivos me assusta. Tenho de encontrar novamente um ponto de equilíbrio entre eu e o ambiente em que vivo (nunca realmente estabeleci).

Monday, October 06, 2008

05/10/2008

Hello! Hoje é domingo, 5 de Outubro, um dia comum. Não, na verdade, não é um dia comum, pra mim.Estou vivendo uma fase peculiar e igualmente fantástica da minha vida. Experiências que se tornarão inesquecíveis, lições que estarão incorporados ao meu espírito e uma fase única, talvez a melhor ou semelhante à infância.

Descobri, felizmente, o valor das amizades verdadeiras, o que é raro.
Aprendi a dar o devido valor aos meus contatos, talvez a única dificauldade ainda seja lidar com a minha mãe.

Essa fase não está se caracterizando apenas pela descoberta e valoração da amizade. Mas se caracteriza também por uma fase na qual sonho e busco encontrar o melhor caminho pra mim. Atualmente, meu plano (traçado já no início do ano) é terminar a faculdade de marketing e fazer pós-graduação em ciências sociais na Alemanha. Penso também em trabalhar neste período, amanhã vou a minha primeira entrevista de emprego, pra dar aulas de inglês.