Sunday, August 26, 2007

Eu ando sem paciência e criatividade para escrever aqui...mais pela parte da elaboração...acho que estive cobrando de mim uma boa escrita.
Não quero dizer que eu capriche, mas que procurar um assunto, elaborar algo, me desgasta um pouco.

O que tem ocupado minha mente, nos últimos dias, são planos futuros de graduações, estudos, especializações!
Planos profissionais e de evolução, progressão como ser humano.
Valores morais, virtudes...evoluir, com sua personalidade, seu caráter, amadurecer, ter conhecimento...sabedoria!

Enfim...cada um tem sua visão de sentido da vida.
A minha é essa...progresso!
Assim, como a do meu colega é "bater nos manos e comer as mina".
Vivemos num mundo heterogêneo...

O que gostaria de colocar aqui...é que, com o tempo, a minha visão acerca da profundidade de caráter e valor pessoal das pessoas, a minha volta (Família, principalmente), está se tornando mais critica...

Hoje, vejo que tenho uma irmã futil, uma quejá foi, e não é mais.....e vejo que, ao meio de pessoas comuns (num mundo tão superficial, como atual), descobri que tenho uma prima muito lúcida e matura...isso me orgulha.

Gosto muita daminha família (por parte de pai), unidade familiar, etc.
Mas falta, às vezes, mais lucidez a essas pessoas.
Gostaria que a minha irmã, mais nova, fosse menos fútil....mas fazer o que?
É o meio...vejo poucas pessoas, no meio social jovem, que buscam o progresso e o conhecimento.
Vivem de rótulos presos ao ideal de que amizade e namoro é o sentido da vida....tenho até me tornado mais crítico e alfinetado essas visões superficiais da vid, dentro do ambiente familiar...com piadas críticas e pouco sensíveis.

Descobri que gosto de um humor mais inteligente e crítico...nessa parte, gostaria de sugerir a quem leia este blog, que assistam "A Família dos Dinossauros" que passa às 20h15, segunda à sexta, na band.
Além do tradicional Simpsons!

Depois, escrevo mais!

Thursday, August 16, 2007

O Pseudo-Intelectual Brasileiro

Uma coisa que vinha, há tempos, inerte, em minha mente..e que voltei a pensar sobre, é o estereótipo do pseudo-intelectual brasileiro.

Eles estão por toda parte...hoje, vivemos numa sociedade que preza por aquele ideal em volta da beleza, do poder aquisitivo...status! E, finalmente, a inteligência.
Esta última, pode adquirir diversos significados e intepretações....nos deparamos com diferentes tipos de interpretações diariamente....como, fulano falar que alguém é inteligente porque passou num concurso, e você não concordar, pois alguém é muito limitado de raciocínio.

Mas voltemos ao assunto que importa...a "necessidade" de ser alguém culto, com status, dentro da sociedade, faz com que as pessoas busquem formas de transmitir a imagem de uma pessoa inteligente, com cultura...o que impressiona as demais.

Difundidos na classe média, podemos citar o clássico sujeito do ser que diz ler Paulo Coelho....na roda de amigos, faz que estão de dizer que comprou tal livro, faz um comentário sobre o livro e tal....(comentários sempre elogiosos). Paulo Coelho tem se tornado até o símbolo, do pseudo-intelectualismo na literatura, na minha visão.
Infelizmente, não posso levantar dados de quantos "leitores" acabam o livro...e quantos entendem algo...mas uma coisa eu tenho certeza, a maior parte não lê pelo assunto, em si, ou por achar legal....lê pela moda, para apartentar cult..para comentar com os amigos que leu o livro do Paulo Coelho!

Outra...é engraçado, principalmente em adultos, como alguns fazem questão de comentar sobre algumas bandas do rock, pop moderno....como músicas voltadas ao público adolescente, e fazem comentários do tipo "ahh eu ouvia essas boy bands, você acredita? não sei como mudei para o Chico"....
Outro exemplo, que com certeza você já presenciou mais de uma vez....
Por que tem pessoas que se orgulham, ou fazem questão de falar que gosta do "Chico" (Chico mesmo, se referem como alguém íntimo.. rs) ?
Chico Buarque é um exemplo bem comum.
Mas tem outro, dentro da musica...costumamos ouvir aqueles caras que acham o máximo falar "Toca Raul!!!!!"
Nada contra o gosto desses...mas por que não ouvimos alguém dizer "Toca babado", "Toca Ivete"?
Acho que já deu para pegar a ideía...é isso que queria citar.

Momentaneamente, o pseudo-intelectual brasileiro:

-Diz gostar de Paulo Coelho, Niti (exemplo clássico)
-Diz gostar de algum exemplo cult da mpb... Chico Buarque, Gilberto Gil, Raul Seixas

Por enquanto é isso....depois escrevo mais!

Friday, August 10, 2007

Futilidade juvenil

Uma coisa que tem me "preocupado", assustado, é o descaso das novas gerações quanto ao conhecimento, cultura....lembro de ouvir meus pais falando que leram muitos livros, clássicos da literatura, além de estudarem o dia todo, na minha idade.

Dizem que se estudava mais antigamente, e acho bem possível.
Houve uma ocasião em que perguntei a minha mãe se não havia video-game na época dela...isso me fez refletir um pouco....o ócio, falta do que fazer, poderia levar a mais horas de estudos, não?

Os video-games, computadores, eletrônicos tentam, viciam crianças a passar horas utilizando esses equipamentos, ao invés de desenvolverem alguma atividade intelectual, fora da escola.
Paralelamente, a internet, que deveria ser usado como ferramenta de estudos, é utilizada para outros fins, relativos a diversão (não digo que não seja usada como fonte de estudo, mas é usada, geralmente, em pesquisas para trabalhos na escola, difícilmente por interesse próprio).

Tem uma música do Bad Religion ( excelente banda, na minha opinião) que se trata justamente deste assunto, cujo refrão fica em minha memória e me fez refletir, sobre esse assunto, diversas vezes.

"See Im a 21st century digital boy,
I dont know how to read but Ive got a lot of toys,
My daddys a lazy middle class intellectual,
My mommys on valium, so ineffectual"

O assunto pode parecer bem clichê....mas é um fato.
O que vejo, realidade, são jovens que estão mais preocupados com a "balada", show de fulano, com o tênis da moda, com a marca da chuteira, dentre outras futilidades, do que com o conhecimento.....a própria sociedade, massa, criou estereótipos, denominações para quem o faz...os "nerds", mal vistos pela sociedade....esquisito, não?
Chegamos ao ponto de que o que é bom, legal, é o ser ignorante, desinibido, que conversa sobre futilidades e imita as modas...

A culpa está em quem? Nos pais? Na meio?
Na minha opinião, está no senso comum, na falta de senso crítico.

Esse post não ficou bom...não tirei alguma hora para organizar meus pensamentos antes de escrever.....nem me preocupei bem com a estrutura, mas a menssagem está aí.

Tuesday, August 07, 2007

English topics

Hoje tive minha primeira aula de "Movie talk", uma espécie de curso de inglês alternativo, para quem já se formou ou quem já atingiu determinado nível.....fiquei impressionado de como a sala mudou, além de mim, apenas 2 irmãs permaneceram no curso.
Percebi também, que meu inglês está péssimo. Talvez por eu estar mais centrado em outros assuntos, participar de fóruns de português diariamente e me preocupado mais com outras línguas, como o alemão.
Bom...eu sei em que ponto errei, talvez ano que vem eu corrija.
O que eu posso sugerir, de minha experiência com inglês, para que se tenha um bom vocabulário é o seguinte:

-Pense como um americano (ou britânico, se quiser), não tente traduzir, sinta, seja natural, deixe a língua fluir...você fala inglês.

-Pensar em inglês ajuda...desde que você não esteja preso sempre as mesmas estruturas linguísticas e mesmas palavras.

-Tente ampliar e incluir algumas palavras-chaves no seu vocabulário.
Se possível, aprofunde seu conhecimento na língua, novas palavras, slags (gírias)....

-Prática...é essencial, de uma forma ou de outra, mantenha seu inglês vivo ( o meu morreu, terei de ressuscita-lo).

-Aprenda e saiba usar advérbios...eles melhoram e facilitam muito a linguagem oral.


Bom...espero que isso seja útil a alguém....caso não seja, será útil a mim e a minha memória!

Monday, August 06, 2007

Mudando os rumos

Hoje começou o que eu espero ser uma nova fase da minha vida....me dedicarei mais a livros e filmes.

Me centrar nos estudos...tenho potencial, eu sei, só preciso me convencer disso.

Talvez este blog se torne mais ativo...com meu crescente interesse na área de comunicação e jornalismo, isso aqui me ajuda a raciocinar e expôr o meu pensamento mais facilmente.

Bom...o que eu gostaria de escrever aqui era isso....posso me tornar uma pessoa mais culta e desinteressante ou interessante, quem sabe?

A vida segue e permanece a mesma....o que muda é a tua percepção dela.



Van der Sar, uma lenda, um ídolo!
Pegou 3 penaltys, e deu o título da Comunnity Shield ao Manchester United!

Saturday, August 04, 2007

Ode ao mundo Real

Internet é uma palavra polissêmica.
Não sei se já nasceu, ou se tornou....no meu caso, se tornou.
Ferramenta designada para múltiplas funções....para mim, ferramenta de pesquisa e estudos, inicialmente.
Com um computador próprio em mãos, aprendi a utiliza-la de outras formas....jogar, entreter; pesquisar, me informar sobre o que eu gosto e, o que soa fantástico, conhecer novas pessoas...

Enfim...ao passar dos anos, o computador ganhou espaço na minha vida: é a ele a quem eu recorro nos momentos de ócio, quando quero me distrair com algo e até amigos vituais...

O que me fez criar esse post foram as minhas experiências com essa ferramenta....mas não de forma geral, especificamente o meio sócio-virtual.

No final de 2005, 1/12/05 especificamente, encontrei uma comunidade do orkut que marcaria uma fase de minha vida....com pontos positivos e negativos, não pude mensurar ainda quais os efeitos de cada ponto, se foi proveitoso ou não....foi uma experiência.

Mais de um ano...deu pra estudar, vivenciar o comportamento de pessoas na internet, e confesso que, ao fazer o balanceamento do que presenciei nesse tempo, me decepcionei.

Quando ingressei a comunidade, vi um ambiente fantasioso, parecia tudo ótimo (e realmente, de um ponto de vista, era!)....um grupo de pessoas amigas, que discutiam assuntos diversos variados.Um clima de "fraternidade".....realmente, utopia!

No mundo virtual, podemos moldar nossa personalidade.
Podemos parecer inteligentes, maduros, bem resolvidos, ocultar defeitos...a timidez, por exemplo.
Podemos criar uma imagem falsa sobre uma pessoa.

Fiz uma série de amizades nesse período...e o que pude perceber foi a busca por novas amizades, busca por um lugar para discutir assuntos diversos, como uma densa neblina sobre as reais intenções de cada um no mundo virtual..

Muitos adultos....os "encalhados", carentes....todos buscando resoluções em sua vida amorosa.
Chegamos ao ponto assustador de ver de homens de idade, carentes, atirando para todos os lados...em cima de mocinhas, moças e senhoritas.
Mulheres caçadoras...
Casamentos, troca-troca virtual, fofocas internas....chega, aos mais tapados ou mais inocentes (eu, pro exemplo), como um susto......não era uma comunidade de amizades?
Por que tanto relacionamento assim?
Por que vemos menos discussões e mais tópicos dedicados a alguém ou a falar de si mesmo?
Por que vemos tópicos, todo dia, como "oi", "boa tarde" ou "boa noite"?

Comunidade de filosofia virou antro de carentes...

Enfim...falei muito, mas onde eu quero chegar é: É normal levar a vida virtual desse jeito?
As pessoas normais estão no mundo real?
Assim como as mais fúteis?!
Vida social é importante?
São questionamentos que rondam minha cabeça....
Estou estudando a definição de nerd.....nunca se aplicou a mim, mas será que eu me encaixo no perfil, de uma forma ou de outra?