Sunday, February 17, 2008

12/1/2008 (sábado)

Dia 12. 18:10. Estou com sono, essses dias foram cansativos.
Tive novas experiências, nos últimos dias.: joguei futebol com argentinos, um futebol totalmente diferente, mais marcado e o peso do jogo em equipe é maior; fiz trilhas pelas florestas da Ilha, vi micos e, hoje, mergulei. Muitas experiências novas em tão pouco tempo. Viagem é assim.

Uma coisa que vem perturbando, um pouco, a minha mente, nos últimos dias, é a minha imaturidaque quanto ao controle emocional, não me estressar, não ficar ansioso e não discutir (no sentindo de brigar). Stress é um mal do mundo moderno, é fato, e é precioso evita-lo.

Há um diferença entre estar ansioso, naturalmente, com alguma circustância específica, e estar ansioso constantemente, todos os dias.
Ansiedade é um mal que, além de perturbar sua tranquilidade, atrapalha que você foque-se e aproveite o momento presente.

Um problema que tenho enfrentado, constantemente, é o de aceitar as pessoas como elas são. Tem situações que você sabe que não deveria reagir, daquela forma, mas acaba reagindo. Algumas atitudes, modo de falar, me incomodam. É preciso saber que o mundo é heterogêneo, saber relevar as diferenças, (claro, conversar sobre o assunto com a pessoas, se valer a pena, também é válido).

Aprender com todos, inclusive com os fechados e arrogantes. Evitar a ansiedade e não se importar com a opinião alheia.

10/1/2008 (quinta-feira)

Dia 10. São 8:31. estou estou indo em direção à Ilha Grande, em um barco.

A paisagem é bonita, o Rio é bonito: não houve paisagem feia, por onde passei. Feia é a atitude do povo carioca, que não preserva o que tem, polui.
Brasileiro é um povo hipócrita: se orgulha do que tem, mas não preserva.
Ou seja, se orgulha do que não é de sua parte, e envergonha quanto a sua parte.
Povo educado, só no Primeiro Mundo. Aqui, ainda prevalece a ignorância.

Gostaria de comentar que ontem fui ao Rio de Janeiro (capital). Passei pelo Pão de Açúcar e pelo Maracanã. Passeios interessantes, acompanhado de vários gringos.
Estes, personagens de um episódio que presenciei e irei descrever a seguir:

Passeio no Pão de Açúcar, pessoas acomodadas no topo, apreciando a paisagem.
Eis que surge um grupo de samba e duas mulheres, fantasiadas à moda carnavalesca, semi-nuas acompanhando o o grupo, que chamava a atenção de todos, com seus sambas populares.

A gringaiada envolve o grupo, alguns ensaivam passos de samba (uma loura foi mais longe, entrando no meio e tentando acompanhar os passsos das morenas), outros arregalavam os olhos, com cerveja nas mãos , enquanto os brasileiros assistiam a cena, achando graça.

Agora, eu entendo porque os estrangeiros tem essa visão, estereótipo do povo brasileiro (carnaval e mulher pelada).
O próprio povo alimenta essa imagem!
Só viajando, pra conhecer melhor este país...

8/1/2008 (terça-feira)

Dia 8. São 13:30, estou com sono, pois tomei remédios para relaxamento muscular, uma vez que meu pescoço estava duro, ontem.
Estamos planejando sair de Búzios ir para o Rio, capital. A viagem começou a melhorar.

Ontem, vistei a orla de Búzios, lugar muito "chique" e igualmente caro: assalto aos turistas.
Lá, eu vi uma pancada de gringo. Aqui, nesta época do ano, é bem comum encontrar gringos e celebridades. Antes de ontem, vi Garotinho e Rosinha na barraca, de praia, ao lado da nossa.

Uma coisa que pude notar é que toda mulher, principalmente as gostosas, usam shortinhos até as coxas, exibindo suas pernas, ainda que não faça sol. Estamos vivendo uma época de extremo sex appeal, as academias de ginástica devem estar faturando muito.
Nunca se viu tanto apelo sexual na midia, e isso reflete na sociedade, principalmente na juventude. A inocência infantil nunca apanhou tanto, está sendo destruída a pauladas.
Não é incomum ver meninas de 8 com roupinhas justas e ensaiando passos de funk ( sim, funks eróticos) e os meninos, na mesma idade, falando sobre transar (ou "comer", na linguagem popular), isso não é uma regra, mas é uma realidade.

Não podemos esquecer do jeitinho brasileiro que, por si mesmo, já deturpa alguns valores morais.

Wednesday, February 13, 2008

06/01/2008 (domingo)

Hoje é dia 6.
Ontem, acrodamos em Juíz de Fora e dormimos em Búzios. É bom observar que este país não é homogêneo, juntando às minhas viagens ao Nordeste, pude notar que cada estado tem suas diferenças e peculiaridades, quanto ao seu povo.

Por exemplo: Em Minas, Juíz de Fora, o povo tem uma personalidade mais aberta a conversar e receber turistas.Em Brasília, as pessoas são mais fechadas e no Rio, as pessoas são menos educadas, o "jeitão carioca" parece realmente existir, saindo do estereótipo para a realidade.

Outra coisa que observei foi o aparecimento crescente de mulheres bonitas.
No Nordeste, no interior, só se encontra mulher feia, só se encontra mulher bonita nas capitais.
No Centro-Oeste, deve seguir a proporção de 60% feias e 40% bonitas.
Em Minas e Rio de Janeiro, as mulheres bonitas conseguem predominar (ou pelo menos, ofuscar as feias).
Isso é genética.

São 10:11, devemos ir a praia daqui a pouco.Estamos alojadas na casa de um senhor, a quem tive uma conversa, ontem a noite: ele me contou sobre a falta de educação do povo daqui, dos lixos jogados nas praias e comentou sobre o sistema de transportes, que é bom, um sistema de cartão, melhor quem em Brasília.
Tenho amadurecido muito minha visão de mundo.
Principalmente quanto ao relacionamento com outra spessoas, pretendo jogar o orgulho fora e desenvolver a arte de conversar, sem brigas, ou seja, controle emocional.

04/01/2008 (sexta-feira)

Dia 4. O tempo tende a passar cada vez mais rápido, de acordo com o crescimento. As festas de fim de ano não tiveram o mesmo brilho de festas anteriores: talvez pela menor quantidade de pessoas presentes e, também, pela vovó, que não esteve bem.

O fato é que hoje é dia 4, dia de viagem. São 10:17, estou no carro, ainda em Brasília, esperando meu pai resolver o problema do Vivo Zap.

A trajetória da viagem, para hoje, é Brasília - Juíz de Fora, amanhã seguiremos para Búzios (Rj).

Nunca fui ao Rio. Para falar a verdade, só fui ao Sudeste duas vezes, São Paulo e Minas Gerais, mas quando criança.
É uma nova (e agradável) experiência de vida que virá.
Conhecer o povo carioca, conhecer outros lugares, relata-los aqui, etc.
Enfim, é importante tirar valor de tudo, o máximo possível, aproveitando a viagem.

Viagem com família é uma ocasião especial, valiosa: além dos prazeres que a viagem proporciona, é uma oportunidade de conhecer melhor seus parentes.

É importante lembrar que, geralmente, numa viagem em família, você vai para um lugar onde não conhece ninguém, logo, torna-se importante a união familiar.

Diário da viagem

A seguir, postarei o diário da viagem que fiz ao Sudeste no início do ano.