Monday, December 14, 2009

14 de dezembro de 2009

Ontem assisti 2012. Um filme mentiros e divertido. O que ficou foram as lições de humanidade e uma cena específica. Essa cena me chamou atenção, nela Dalai Lama ensina a seu discípulo, preocupado com o fim do mundo, que sua mente está transbordando de informações, como uma xícara que transborda café e que ele deveria esvaziar a xícara para provar da sabedoria.

Talvez aqui esteja uma chave para eu me reorganizar e até ter um olhar crítico sobre tudo o que venho fazendo nesse tempo. Minha mente parece uma tempestade...e isso me parecia ótimo, acreditava fazer novas conexões e raciocínios o tempo todo, quando na verdade meus pensamentos andam desordenados, fazendo julgamentos avulsos.

Esvaziar o cérebro, mandar pra longe problemas que nos parecem gigantes, desapegar-se de idéias tão presentes no cotidiano, ter um olhar mais simples das coisas ao nosso redor, talvez seja o caminho.
Resolvendo cada questão de cada vez, uma por uma, talvez não pareça uma tarefa tão complexa. Para isso, é preciso vencer a paranóia do tempo, ter metas atingiíveis pro tempo disposto. A questão é não desistir, insistir, persistir.

Saturday, November 28, 2009

28/11/2009

Este blog já não me serve como um relato de minha vida, visto que não posto aqui com regularidade. No entanto, pretendo torna-lo uma ferramenta para dar evasão aos meus pensamentos mais simples do dia-a-dia, sem me preocupar muito com a perfeição escrita ou ordem lógica dos acontecimentos. Aqui me servirá de ordenamento do que penso: quem sabe a escrita possa me trazer um pouco de sensatez a minha mente, perturbada e desorganizada atualmente.

Nesse tempo em que estive sem postar, aconteceram muitas coisas, dentre elas, a viagem pra Rio, Buenos Aires e Montevidéu. Cabe as fotos e as minhas memórias a função de levar pra vida as lições que aprendi e e as experiências que vivi, certamente uma viagem inesquecível. Talvez ainda faça um relato aqui sobre essa viagem.

Tenho começado a assistir séries de tv. Após meu vício em friends, o que marcou o ano de 2008 pra mim, assisti heroes, testei house, vi true blood e agora to vendo arquivo x. Essas duas últimas tem me despertado uma face minha que eu não conhecia bem, a curiosidade, talvez o vislumbramento pela fantasia e pelo diferente.

Nunca fui um fã de ficção científica. Aliás, ficção científica me remete a imagem do Spok e nunca me interessei por séries como jornada nas estrelas ou babylon 5. No entanto, sou e serei sempre um eterno fã de star wars.
Quando menor, tinha medo de ver fantasmas, o que sempre me deixou curioso quanto ao assunto de paranormalidade. Ao assistir true blood e, de certa forma, crepúsculo, eu passei a ter curiosidade por vampiros. E, agora com Arquivo x e,sem poder esquecer o Indiana Jones lançado no ano passado que tratava do assunto, me interesso por vida extraterrestre. As placas de Nazca, pirâmides do Egito, entre outros mistérios me faz realmente repensar na possibilidade de poder existir vida alienígena, não com convicção, mas permanece uma grande icógnita na minha cabeça.

Agora eu vou indo. Hoje é a festa de aniversário da Mariana. Reunirá a família e amigos, a espécie de evento que eu mais gosto.

Wednesday, August 19, 2009

Achados...

Hoje estava a procura de um dvd...e, não sei o por que, abri uma gaveta que nunca havia aberto antes. Lá estava o significativo livro de redação da quinta série. Há muitas lembranças ali, mas o que cabe comentar nesse post é uma página que encontrei, de anotações provavelmente feitas no final de 2007....época que eu vinha para este apartamento pensar na vida.

Achei conveniente registra-las aqui. Segue, na íntegra, as anotações:

==

Da próxima vez que te amolarem, vá em frente e diga o que pensa.

O coração não se julga pelo quanto você ama, mas pelo quanto você é amado pelos outros.

Não há lugar melhor do que a nossa casa.

O homem sábio sabe obter o máximo de prazer possível, numa atividade....sem, nunca, chegar ao fastio! O que não é prazer mais.

Temperança -> Senhor de nossos prazeres, ao invés de escravos.

Como ser satisfeito, se nossos desejos não tem limites?

A insensibilidade é um defeito.

==

Tuesday, August 11, 2009

O poder do inconsciente

"Só temos consciência de 20 mil bits processados por segundo...porém, processamos ainda 400 bilhões de bits por segundo em nível não consciente". Ouvi essa informação na aula da Ursula e, num lapso de segundo, muitas questões se esclareceram.

Claro que minhas idéias ainda não estão perfeitamente ordenadas, ainda mais se forem levadas em conta as informações passadas na última aula de Comportamento do Consumidor, o que deixarei de fora.

Essa informação me remete à essência da Comunicação Social. Trabalhar a linguagem, técnicas de persuasão, expressão corporal, etc. atua diretamente no inconsciente do receptor (não estou falando de mensagens subliminares).

Se formos parar pra pensar que praticamente tudo que fazemos é automático (ex: não refletimos sobre como pegar num lápis), concluiremos que realmente o inconsciente exerce forte influência sobre nós.

Tudo isso explica o porquê de elaborarmos (pré)conceitos de modo tão rápido, como lemos a linguagem corporal de uma pessoa involuntariamente e, ainda nesse âmbito, como é difícil mentir sem ser descoberto. Isso explica porque a autenticidade é tão valorizada na nossa sociedade, mesmo sendo difícil descreve-la.

Nesse estágio, não há muito o que pensar. A sabedoria popular, "A verdade vem a cavalo" e "Seja você mesmo", parece fazer todo o sentido.
Resquícios do semestre passado me parecem superados.

Está na hora de estabelecer bases e fazer com que esse semestre seja proveitoso.
Ontem (10/8) começou o alemão e, fico feliz em dizer, finalmente voltei a sentir prazer ao ir pra lá. Essa turma é bem melhor que as anteriores e a professora é ótima.

Outro ponto é que estou vivendo a metade da minha graduação....sentirei falta desses dias.

Tuesday, August 04, 2009

04/08/2009

Casa da Dinda, Laíde, foi onde começou meu fim de semana.
É um lugar que me leva a uma angustiante reflexão sobre se sei viver/aproveitar a vida. O tipo de festa que não se tem nada a fazer a não ser conversar numa sala com parte da família do Matheus, embriagados, como de costume.
Apesar de nós 4 estarmos lá, não é uma situação agradável, não há privacidade para se conversar o que conversamos nomalmente e, consequentemente, debatemos os assuntos em pauta: futebol brasileiro, histórias da família e outras coisas que não me lembro.
É uma situação em que nós 4 ficamos quase sem assunto e sinceramente não consigo me adaptar à conversa....daí não sei se é problema meu ou a conversa que é chata mesmo.
Tendo o agravante de crianças gritando o tempo todo nos quartos e o fato do Matheus beber e ficar chato também.

Sábado fui à Semana da arte moderna com a Luísa. Foi rápido, mas eu gostei. Ao término, fomos à quermesse que está tendo no templo budista, conheci duas novas amigas dela e conversei com o Rafa. Por último, lanchamos no café contemporâneo e voltamos para casa.

Domingo....nada de relevante.

Segunda-feira foi um dia especial, aniversário da tia. Completou 82 anos. O que me impressionou foi a família, o esforço pra fazer um almoço pra ela, uma supresa. Gostei muito. Ainda mais porque ganhei o primeiro pedaço do bolo. Aí há outra questão.....a tia me dá tanto valor e, apesar de tentar retribuir, eu acho que não mereço.

Nada além de um relatório desses dias....quando estiver com a cabeça mlehor, acho que terei uma visão melhor do que vem acontecendo a minha volta.

Tuesday, July 28, 2009

28/07/2009

Se isso daqui já foi um meio de relatar minha juventude, tem perdido seu valor.....há muito tempo que não posto aqui. Muita coisa acontece nesses intervalos de tempo.
Mas o que há de novo?
Ando perdido nos meus sentimentos e problemas...estou envolto numa nova fase da minha vida que, infelizmente, ando sem rumo, sem gás, sem a alegria de viver.
O cerne deste problema eu não sei.....mas estou tentando reverter a situação.

Há uma tênue linha entre a pessoa feliz da que não está....parece que o mundo conspira a favor da primeira. Tudo que a gente faz parece dar certo de algum modo, tudo parece estar na mais perfeita harmonia e o que pode dar errado, temos a certeza de que consertaremos adiante.

O que aconteceu comigo de um ano pra cá talvez tenha sido uma desilusão. Desilusão quanto aos meus amigos, familiares e meu futuro. Talvez eu tenha de ajustar o foco, ser mais realista.
Ou não....talvez eu esteja enxergando tudo com clareza e falta com que eu me adapte à situação.
Adapte uma nova filosofia de vida. Adquira diferentes metas, encontre um mundo novo.

O mundo não muda, as coisas sempre estão lá. O modo com que enxergamos as coisas que muda....já notei que a nossa reação é quem diz tudo....nossa reação dirá o que sentimos, como encaramos os diferentes desafios da vida e reflete, sob certa perspectiva, nossa aura.

Minha reação hoje é de falta de vontade, minha aura é de falta de iniciativa, falta de deslumbramento com o mundo. É possível que eu esteja mergulhado num conformismo. Melhor, um conformismo desilusório.

E só de pensar que a vida nos prega tantas peças....
Acreditamos que crescemos a todo dia, aprendemos, amadurecemos e que amanhã seremos melhor que hoje. Acho, inclusive que esta seja parte da essência do nosso combustível inspirador para viver, equiparado ao poder dos nossos sonhos. No entanto, às vezes regredimos, falhamos em alguma vertente da vida. No entanto, são obstáculos a serem superados e lições a serem aprendidas. Quando damos a volta por cima, voltamos melhor do que nunca.

Outro ponto de análise dessa questão é a relação causa e consequência. É inegável que a situação esteja assim por diversas causas que, inclusive, já refleti uma a uma. Se eu quero que o futuro esteja melhor que hoje, tenho de trabalhar no presente.

Além dessas questões, noto, por vezes, lampejos de amadurecimento, ofuscados pela indiferença ao que acontece ao meu redor.

Saturday, November 01, 2008

02/11/2008

Domingo, 00:20.

Acabei de assistir "Os Imperdoáveis", Clint Eastwood.
Cinema é uma arte, te leva a diversos ambientes, culturas, ensinam a viver.
O que tenho mais feito, recentemente, é ter visto filmes, assisti Sideways, ontem, Um lugar qualquer na África e O dia da Marmota , essa semana.

É incrível notar o nosso amadurecimento, em relação à percepção do mundo. Cada passo deve ser valorizado.

Hoje, me determinei a estudar para o vestibular e passar em Comunicação na Unb. É um pouco tarde, mas há dois meses, onde, quem sabe, posso alcançar um feito. Teria de superar uns 60 candidatos, mas não me importo. Quem sonha alto, só visa a meta, os obstáculos terão de ser superados de alguma forma, e é aí que se constrói sua grandeza, amadurecimento. É questão não de superação pessoal, pois a capacidade eu tenho, mas de desbloquear as barreiras mentais.

Outra coisa que gostaria de comentar é que estou fazendo um trabalho, pra matéria "História da Comunicação", sobre o fotógrafo Luiz Humberto. Estou lendo um livro que ele escreveu sobre a fotografia e, sinceramente, nunca vi uma análise crítica da sociedade tão complexa.
Quem diria, um fotógrafo, não tão reconhecido, tão frente a seu tempo.
Recomendo a leitura de "Fotografia, arte do banal" a qualquer ser pensante.

Os gênios estão por aí, no anonimato. Podem mudar a história do mundo, talvez. Só precisam de oportunidade.

Pra finalizar, gostaria de comentar que hoje foi a minha última aula do preparatório pro Michigan (contando que farei prova do detran, sábado que vem). E que turma, que aulas! Sentirei falta. Levantava cedo, a aula ia de 8:30-12:00. Estudamos gramática, tudo o que podia ser chato, foi muito bom, pelo professor (Marcus) que soube reduzir a tensão e tornar as aulas agradáveis e os colegas, sentirei falta da "hora do pão de queijo", conversávamos sobre cultura e fatos do cotidiano, momentos únicos, que não tenho na faculdade.
A diferença que faz, conversar com pessoas maduras, com algum interesse, é significante. É por isso que quero ir pra unb.

Até mais!